Dicas de cuidados com bijuterias: 8 dicas de conservação

Saber como cuidar das suas bijuterias de maneira correta, sem dúvida faz toda a diferença na hora de conservá-las bonitas e brilhantes por mais tempo. Conheça agora 10 dicas de cuidados com bijuterias.

Afinal, as bijus são os acessórios que as mulheres mais usam, independente da ocasião. Pode ser no trabalho, na academia, na praia ou em uma festa, não importa, sempre fazem questão de usá-las.

É normal que bijuterias se deteriorem com o tempo. Pois elas são feitas de materiais mais frágeis e menos nobre.

Porém, sabia que se cuidar delas direitinho você pode evitar danificá-las e aumentar sua vida útil.

Se você revende bijuteria, então mais do que ninguém precisa saber como cuidar e como fazer as bijuterias durarem mais.

Como cuidar das suas bijuterias capa - Dicas de cuidados com bijuterias: 8 dicas de conservação

Veja agora 10 dicas incríveis de como cuidar das suas bijuterias de forma correta e fazer elas durarem muito mais tempo.

Por que as bijuterias estragam?

São muitas as causas que fazem uma bijuteria estragar, como contato com a água, produtos químicos etc. Mas, na verdade, o maior motivo do seu desgaste é devido o material que elas são feitas.

Ao contrário das joias, as bijuterias são feitas por material menos nobre, como o latão e o níquel. Além disso, as pedras dos bijus são coladas nas peças, ao contrário das joias e semijoias, cujas pedras são cravejadas.

Saiba quais as diferenças entre as joias, semijoias e bijuterias para melhor entender porque é necessário tais cuidados.

Desse modo, as bijuterias são mais frágeis do que as joias e semijoias e por isso, acabam se desgastando mais rápido e com mais facilidade.

Dicas de cuidados com bijuterias 683x1024 - Dicas de cuidados com bijuterias: 8 dicas de conservação
Dicas de cuidados com bijuterias

1. Dicas de cuidados com bijuterias: Evite contato direto com água

Sempre que puder evite ao máximo molhar suas bijuterias. Desse modo, tire-as toda vez que você for tomar banho e limpar a casa.

Pois o contato com a água pode enferrujar sua peça, soltar a pedraria e até manchá-las.

Além disso, não use suas bijuterias quando você for a praia, pois o sal da água do mar pode oxidar as peças. Já o cloro da piscina também pode estragá-las.

Por isso, antes de dar aquele mergulho na praia ou na piscina, não se esqueça de tirar as bijuterias. Então, essa é uma das principais dicas de como não oxidar bijuteria.

Leia também: 10 motivos para ter uma loja online

2. Tire anéis e pulseiras quando for limpar a casa

Como cuidar das suas bijuterias limpar a casa 1024x576 - Dicas de cuidados com bijuterias: 8 dicas de conservação

Já aconteceu de você esquecer esquecer de tiras suas bijuterias quando foi lavar louça ou fazer a faxina?

Mas, sempre que puder evite ao máximo deixar suas bijus terem contato com qualquer produto de limpeza, em especial aqueles que contém álcool, detergentes etc.

Afinal, estes produtos de limpeza têm componentes químicos e solventes muito fortes, que em contato com a peça podem fazer com que ela mude de cor e escureçam.

3. Não pratique exercícios usando suas bijuterias

Outra coisa que pode corroer suas bijuterias é o seu suor. Por isso, evite ao máximo ir à academia ou praticar exercícios usando-as.

4. Evite usar bijuterias depois de passar creme ou perfume

Você sabia que cremes e perfumes têm componentes que podem fazer a suas bijuterias oxidarem e escurecerem?

Por isso, o segredo para evitar este problema é esperar o creme ou o perfume secar e só depois colocar o colar ou a pulseira, por exemplo.

O mesmo cuidado serve para produtos de cabelo, protetor solar, bronzeadores e etc.

Leia também: Bijuterias atacado: 10 sites para comprar e revender com ótimo lucro

5. Dicas de cuidados com bijuterias: Guarde-as em local adequado

Como cuidar das suas bijuterias caixa 1024x576 - Dicas de cuidados com bijuterias: 8 dicas de conservação

A forma como você guarda e armazena as suas bijuterias também é muito importante para conservá-las e evitar que elas estraguem.

Nesse sentido 2 dicas são fundamentais:

  • Guarde-as sempre separadas umas das outras para evitar que elas embolem. Sendo assim você pode guardá-las em sacos de plástico ou em caixas com divisórias
  • Guarde-as em locais com pouca umidade

Para evitar um pouco a umidade, você pode optar por colocar um pedacinho de giz dentro da sua caixa de bijuterias. O giz absorve toda a umidade do local, evitando assim que esta umidade entre em contato com suas peças.

Outra dica interessante é sempre que puder guardar suas bijus em sacos ou caixas de veludo. Este material por ser muito macio evita que as peças arranhem.

Leia também: Diferença entre banhado e folheado

6. Atenção com as bijuterias feitas de madeira e afins

Como cuidar das suas bijuterias madeira 1024x576 - Dicas de cuidados com bijuterias: 8 dicas de conservação

As bijuterias feitas de madeira, bambu ou qualquer outro material natural exigem uma atenção maior. Afinal, as peças feitas desse material não podem ficar em caixas fechadas.

Do contrário, elas podem acabar estragando de forma mais rápida e podem até criar mofo. Desse modo, a maneira correta de cuidar destas peças é guardando-as em locais com boa ventilação.

7. Evite usar brincos ou colares ao ir ao salão de beleza

Caso você vá ao salão de beleza fazer algum procedimento químico como escova progressiva, pintar o cabelo e etc., evite usar peças como colares ou brincos.

8. Dicas de cuidados com bijuterias: limpe-as com frequência

Outro cuidado que você precisa ter com suas bijus é limpá-las com frequência. Muitas pessoas costumam limpar seus acessórios com escovas e pastas de dente, o que não é o indicado.

Afinal, dependendo da composição as cerdas da escova podem até arranhar a sua biju.

Sendo assim, a forma ideal de limpá-las é usando um pano feito 100% de algodão. Além disso, o pano também deve estar seco.

Assim, toda vez que você chegar de casa, limpe suas bijus com esse pano para tirar o excesso de suor, dentre outros resíduos que podem ficar nas peças.

Outra dica importante é evitar lavar suas peças com sabão ou detergente, pois estes materiais podem tirar o brilho das suas bijuterias.

Conheça também: folheados de qualidade com 1 ano de garantia

Se usá-las, tire-as antes de começar o processo químico, afinal as substâncias existentes nestes produtos podem corroer e oxidar a sua peça.

As bijuterias apesar de serem feitas por material menos nobres e mais frágeis podem ter uma boa vida útil, mas é preciso que tenham todos os cuidados necessários.

E você, já sabia como cuidar das suas bijuterias?

Deixe a sua opinião nos comentários e não esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *