Qual a diferença entre joias, semijoias e bijuterias

Qual a diferença entre joias, semijoias e bijuterias? Entender essa diferença é essencial, isso influenciará na compra, no cuidado, uso e na venda destas.

Cada uma tem sua peculiaridade e seu lugar de uso nos looks femininos. Leia esse artigo para saber quais são as diferenças entre joias, semijoias e bijuterias. 

As diferenças existentes são basicamente no material o qual são fabricadas. Materiais esses, nobres ou menos nobres, o que influenciará na qualidade, preço e exclusividade, como é o caso das joias.

Diferencas entre bijuterias joias e semi joias capa 1024x576 - Qual a diferença entre joias, semijoias e bijuterias
Diferença entre joias, semijoias e bijuterias

Confira agora as 7 principais diferenças dentre elas.

1. Material

A primeira diferença que podemos notar entre as joias, semijoias e bijuterias é com relação ao material que são produzidas.

As joias são produzidas com material nobre, como: ouro, prata ou platina, que também entra nessa categoria. Podem ter ainda em sua composição pedras preciosas e verdadeiras, dentre elas: rubi, esmeralda, safira e diamante.

Um pouco semelhantes às joias, temos as semijoias. Estas recebem uma pequena quantidade de material nobre em sua composição. A espessura do banho varia um pouco e depende do fabricante.

Por isso, quanto mais milésimos de material nobre maior a qualidade de durabilidade da peça.

Dentro das semijoias há ainda outra classificação que é: semijoia banhada e semijoia folheada. A banhada possui mais camadas de material nobre. As peças folheadas por conter em sua composição a presença de material nobre podem ser consideradas semijoias, embora, estas não sejam vendidas como semijoias pois muitas delas não possuem garantia.

Leia também: Diferença entre banhado e folheado

Por fim e não menos importantes, vem as bijuterias, cuja composição é inteiramente de material menos nobre. Um produto bastante utilizado na sua produção é o níquel, o que muitas vezes pode causar alergias.

Algumas recebem uma ligeira camada de banho ou verniz dourados, melhorando assim um pouco sua qualidade. Quando recebem mais banho podem ser consideradas bijuterias finas.

Diferenca entre joia semijoia folheado e bijuterias 1024x576 - Qual a diferença entre joias, semijoias e bijuterias

2. Qual a diferença entre joias, semijoias e bijuterias: design

Diferencas entre bijuterias joias e semi joias 03 1024x576 - Qual a diferença entre joias, semijoias e bijuterias

Essa diferença é bem fácil de ser observada entre as joias, semijoias e bijuterias.

As joias tem design exclusivo o que agrega muito valor à peça. Quem nunca ouviu falar a expressão “joia de família”?. Esse é o caráter exclusivo das joias.

As semijoias possui design parecido das joias, algumas dependendo da qualidade do material podem até ser confundidas, porém não possuem caráter exclusivo.

O design diferente das bijuterias é bem perceptível. Como são produzidas com material menos nobre, há muita diversidade nas peças.

3. Durabilidade

Outra diferença das joias, semijoias e bijuterias é quanto a durabilidade. A qualidade e durabilidade da peça depende principalmente da presença de material nobre que há em sua composição.

Por isso, as joias possuem alta durabilidade e por isso muitas são passadas por diversas gerações. As semijoias e bijuterias dependem ainda de cuidados extras para que possam ter um pouco mais durabilidade, devido o material em que são produzidas.

4. Pedraria

Diferencas entre bijuterias joias e semi joias 01 1024x576 - Qual a diferença entre joias, semijoias e bijuterias

Neste sentido existem duas grandes diferenças entre as bijuterias, joias e semijoias. Uma é quanto ao tipo de material usado e a outra é quanto à colagem destas.

Assim, as joias são cravejadas com metais e pedras preciosas como rubis, esmeraldas, diamantes e etc. As semijoias, assim como as joias também são cravejadas, mas com pedras semi preciosas, dentre elas podemos citar os cristais e quartzos.

Já nas bijuterias, as pedras não são cravejadas, mas coladas. As pedras utilizadas nas bijuterias podem ser de plástico ou de vidro.

5. Qual a diferença entre joias, semijoias e bijuterias: ocasiões em que são usadas

De modo geral, as joias são usadas em ocasiões muito especiais e que simbolizam um momento de grande valor. Por exemplo, em noivados, casamentos, formaturas, cerimônias importantes e etc.

Neste caso, como estes momentos têm grande importância em nossas vidas, as joias são sempre escolhidas para simbolizá-los.

Em contrapartida, as bijuterias e semijoias são utilizadas no dia a dia ou em momentos de lazer.

Leia também: Revender bijuterias e ter uma boa renda extra

6. Brilho

Neste sentido tanto as joias quanto as semijoias apresentam um forte brilho em suas peças. Sendo assim, é muito comum confundir ambas. A diferença do brilho das bijuterias é mais fácil de ser identificado.

7. Qual a diferença entre joias, semijoias e bijuterias: preço

Diferencas entre bijuterias joias e semi joias 04 1024x576 - Qual a diferença entre joias, semijoias e bijuterias

Por último, uma importante diferença entre as joias, semijoias e bijuterias, é o preço. Isso é bem simples identificar, quanto mais material nobre presente na peça, maior será seu preço.

Sendo assim, sem dúvida que a peça mais cara dentre todas, são as joias. Afinal, elas são feitas de metais nobres e cravejadas com pedras verdadeiras e preciosas. Além disso, ainda tem o caráter da exclusividade das peças.

As semijoias possuem preço maior que as bijuterias. Estas últimas, seu preço é mais popular, embora, ainda possamos encontrar bijuterias finas com preço um pouco maior.

Então, essas são as principais diferenças entre as joias, semijoias e bijuterias que você precisa saber escolher seu fornecedor ou loja para uso pessoal.

Agora que ficou bem claro será mais fácil escolher qual peça adquirir e usar.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *